Claudio Monteverdi: Il ballo delle ingrate & Tirsi e Clori

Claudio Monteverdi: 

Il ballo delle ingrate & Tirsi e Clori

O Ludovice Ensemble pretende preparar ao longo deste curso a apresentação das obras — «bailes representativos» —  «Il ballo delle ingrate» e «Tirsi e Clori» de Claudio Monteverdi, com a direcção musical de F. Miguel Jalôto, a encenação de Jean-Denis Monory e a coreografia de Catarina Costa e Silva, e com o coro e a orquestra da Academia. 

Os solistas serão os alunos do curso de canto que se candidatarem aos papéis principais. Os papeis são de dimensão e dificuldade variável e serão trabalhados intensivamente nas aulas individuais e sessões de conjunto, nomeadamente com o professor Jan Van Elsacker, reconhecido especialista na monodia italiana do Seicento

Para a audição, o Ludovice Ensemble fornecerá aos alunos interessados as partituras respectivas em formato PDF. Os papeis terão de estar de memória desde os primeiros dias do curso. 

Os cantores que desejem fazer audição para um dos papéis principais de «Tirsi e Clori» e «Il ballo delle ingrate» devem enviar assim que possível uma gravação (se possível em formato vídeo) interpretando uma ária, madrigal ou cantata italiano composto ca.1580-1650.

Os restantes alunos de canto (bem como, eventualmente, outros alunos da Academia) são convidados a cantarem os vários coros das duas obras. 

----

Ludovice Ensemble intends to prepare throughout this course, the presentation of the works — «staged balls» — «Il ballo delle ingrate» and «Tirsi e Clori» by Claudio Monteverdi, with the musical direction of F. Miguel Jalôto, staging by Jean- Denis Monory and choreography by Catarina Costa e Silva, and with the Academy's choir and orchestra.

The soloists will be the singing students who apply for the main roles. The papers are of varying size and difficulty and will be worked intensively in individual classes and group sessions, namely with Jan Van Elsacker, an intrenationally recognized specialist on Italian monody of the 17th century. 

For the audition, the Ludovice Ensemble will provide the students with the PDF scores. The papers must be my heart from the first days of the course.

Singers who wish to audition for one of the main roles in «Tirsi e Clori» and «Il ballo delle ingrate» must send as soon as possible a recording (if possible in video format) performing an Italian aria, madrigal or cantata composed ca. 1580-1650.

The remaining singing students (as well as, occasionally, other Academy students) are invited to sing in the various choirs of the two works.

Papéis/Roles (Diapasão/Pitch Lá/A=440Hz)

Venere/Vénus/Venus: Soprano (com um bom registo grave) ou Mezzo-Soprano | Soprano (with a good  low register) or Mezzo-Soprano  — sib2 a fá4

Amore/Amor/Cupid: Soprano — dó#3 a mi4

Plutone/Plutão/Pluto: Baixo ou Baixo-Barítono | Bass or Bass-Baritone — ré1 a ré3

Una ingrata/Uma ingrata/An ungrateful woman: Soprano — ré3 a mi4

Tirsi: Tenor — ré2 a fá3

Clori: Soprano —  ré3 a fá4

Vários dos solistas e todos os restantes cantores integram também o coro a 5 partes (S/S/A ou T/T/B) de «Tirsi e Clori» (tutti) e os curtos coros a 4 do «Ballo» (S/S/S/A e A ou T/T/T ou B/B).

Several of the soloists and all the other singers are also part of the 5-part choir (S/S/A or T/T/B) of «Tirsi e Clori» (tutti) and the short 4-part choirs of «Ballo» (S/ S/S/A and A or T/T/T or B/B).


Il ballo delle ingrate (O Baile das Ingratas) é um baile semi-dramático do compositor italiano Claudio Monteverdi com libreto de Ottavio Rinuccini. Foi apresentado pela primeira vez em Mântua na Quarta-Feira, 4 de Junho de 1608, como parte das celebrações de casamento de Francisco Gonzaga (filho do patrono de Monteverdi, o duque Vincente de Mântua) e Margarida de Sabóia. Vincente e Francisco Gonzaga dançaram na representação. Il ballo delle ingrate foi mais tarde publicado como parte do Oitavo Livro de Madrigais de Monteverdi (Madrigali guerrieri, et amorosi) em 1638. Esta versão impressa contém provavelmente revisões que Monteverdi fez para uma reposição em Viena. O palco mostra a boca dos infernos e o enredo é muito simples: Vénus e Cupido visitam Plutão, deus do submundo, e reclamam que as flechas do arco de Cupido não surtem mais efeito nas mulheres de Mântua, que desprezam os seus amados. Cupido pede a Plutão que traga dos infernos os espíritos das mulheres que rejeitaram o amor, para lhes mostrar o destino que as espera na vida após a morte. Plutão concorda e os espíritos das «mulheres ingratas» entram, dançando enquanto Plutão alerta as mulheres na plateia. Ao retornarem ao submundo, uma delas canta um triste lamento.

O baile Tirsi e Clori, também escrito para Mântua, mas em 1616, mostra, pelo contrário, uma aceitação completa da simples melodia ao gosto  moderno. Foi publicado em 1619 no Sétimo Livro de Madrigais intitulado «Concerto» e dedicado a Caterina de' Medici, Duquesa de Mântua. Tirsi e Clori é a última peça desta coleção. A obra é uma encomenda do duque Fernando Gonzaga. A sua primeira apresentação ocorreu em Mântua entre 21 e 28 de Novembro de 1615. O texto poderá ser da autoria de Alessandro Striggio, o libretista de Orfeo. É um quadro bucólico, agradável e fresco, em forma de diálogo e que é completado por uma dança concertada. Inmicia-se com um dueto muito doce, no qual Tirsi incita a sua amada Clori à alegria e ao prazer de dançar. A timidez e a relutância da pastora retardam a expressão do seu amor. O dueto final representa a união entre os dois, que rejulbilam na dança junto com as restantes vozes e instrumentos. 

---------

Il ballo delle ingrate (The Ballet of the Ungrateful Women) is a semi-dramatic ballet by the Italian composer Claudio Monteverdi set to a libretto by Ottavio Rinuccini. It was first performed in Mantua on Wednesday, 4 June 1608 as part of the wedding celebrations for Francesco Gonzaga (the son of Monteverdi's patron Duke Vincenzo of Mantua) and Margaret of Savoy. Both Vincenzo and Francesco Gonzaga took part in the dancing. Il ballo delle ingrate was later published as part of Monteverdi's Eighth Book of Madrigals (Madrigali guerrieri, et amorosi) in 1638. This printed version probably contains revisions Monteverdi made for a revival in Vienna. The stage shows the mouth of the Underworld and the plot is very simple: Venus and Cupid visit Pluto, god of the Underworld, and complain that the arrows from Cupid's bow are no longer effective on the women of Mantua, who are scorning their lovers. Cupid asks Pluto to bring the spirits of women who rejected love up from the Underworld to show what fate awaits them in the afterlife. Pluto agrees and the spirits of the "ungrateful females" enter and dance as Pluto sings a warning to the women in the audience. As they return to the underworld, one of them sings a lament. 

The ballet Tirsi e Clori, also written for Mantua but in 1616, shows, on the contrary, a complete acceptance of the simple tunefulness of the modern aria. It was published in 1619 on the Seventh Book of Madrigals entitled "Concerto" and with a dedication to Caterina de' Medici, Duchess of Mantua. Tirsi e Clori is the last piece of this collection. The work originates from a commission from Duke Ferdinando Gonzaga; its first performance, took place in Mantua between 21 and 28 November 1615. The text might be the work of Alessandro Striggio, the librettist of Orfeo. It's a pleasant and fresh bucolic picture in the form of a dialogue and is completed by a concerted dance. It begins with a very sweet duet, with which Tirsi urges his beloved Clori to the joy and pleasures of dancing; the shyness and reluctance of the shepherdess slow down her passionate outburst. The final duet represents the union between the two who rejoice in the dance together with other voices and instruments.